segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Representação do nativo digital

1. Comente o distanciamento entre as expectativas dos alunos e as exigências dos professores, utilizando as representações de "nativos" e de "imigrantes" digitais (Marc Prensky).

O distancioamento entre a expetativas dos alunos e as exigências dos profesores,deve-se ao facto dos nativos (os alunos) pensarem que conseguem obter toda a informação através da internet, através do sistema digital. Não gostam de ler os manuais e quando é necessário fazer um trabalho dirigem-se diretamente á internet sem se preocupar em fazer uma pesquisa "base" antes. Os professores,sendo imigrantes, não defendem muito esta ideia, o que leva os nativos a pensar que eles não percebem nada de internet por isso não a usam pra fazer tudo.

2. Observe como algumas das ideias que utilizou na questão anterior, não passam de mitos, segundo o Relatório da EU KIDS ONLINE. Refira alguns destes mitos.

Um dos mitos que eu utilizei na resposta anterior foi: os nativos sabem tudo (ou pensam que sabem tudo).
 

 3. Refira o papel da estatística na construção do conhecimento científico.

O papel da estatística na construção do conhecimento científico é, permitir a verificação das hipóteses, ou seja, se elas se revelam credíveis ou falsas numa amostra alargada.

4. Verifique que as representações de "nativos" e de "imigrantes" digitais, apesar de poderem conduzir a alguns erros, têm interesse, particularmente porque ajudam a compreender a realidade e a formular hipóteses, a testar posteriomente.  


As representações ajudam a compreender como as pessoas pensam, que sentido atribuem ás suas ações e são úteis para formular hipóteses.

Sem comentários:

Enviar um comentário