quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

1. Explica porque não é óbvio se um dado comportamento seja padrão ou desviante em Sociologia, apesar de aos nossos olhos nos parecer uma classificação elementar. 


2. Mostra com dois exemplos do teu quotidiano que “todos nós tanto desrespeitamos regras como as seguimos, assim como também todos somos criadores de regras”. 
Como por exemplo, numa aula há regras que devem ser cumpridas mas nem sempre as são, ou pelo menos nao todas. Por exemplo, a assiduidade é uma das regras mais cumpridas porque as pessoas chegam atrasadas mas raramente faltam, o que leva a pontualidade a ser umas das regras mais desrespeitada da sala de aula. Outra das regras que não é cumprida é o uso do telemóvel, é raro o aluno que não usa o telemóvel na sala de aula.

3. Relaciona a conformidade das mulheres com o papel que lhes foi atribuído pelo poder social dominante (masculino) com a sua literacia. 




4. Mostra que indivíduos habitualmente conformistas, podem assumir comportamentos tidos por desviantes em situações extremas
Um indivíduo conformista pode assumir comportamentos tidos por desviantes se por exemplo sofrer uma experiência traumatica. Como por exemplo num filme de Samuel L. Jackson (já nao me lembro do nome), ele era um homem pobre, humilde, conformista e um dia a sua filha foi violada por homens brancos, como ele já sabia que a justiça nao ia ser feita por se tratar de um homem branco a violar uma criança negra, o seu personagem decidiu fazer justiça com as próprias mãos.

5. Justifica porque o código moral é aquele que mais frequentemente nos impõe normas de conduta, relativamente às sanções impostas pelos grupos. 


6. Comenta a importância relativa dos grupos apresentados no controlo social em meios rurais relativamente aos centros urbanos. 
O controlo social em meios rurais é mais intenso que no meio urbano, No meio rural toda a gente se conhece e todos sabem da vida de todos, enquanto no meio urbano o vizinho da frente nem cumprimenta o outro. É muito mais fácil obter informações de alguem no meio rural onde nao tem tecnologia para distrair as pessoas.

7. Comenta a violência do controlo social em MATRIX.

8. Dá dois exemplos de:
a) Sanções físicas positivas;
b) Sanções físicas negativas;
c) Sanções económicas positivas;
d) Sanções económicas negativas;
e) Sanções religiosas positivas;
f) Sanções religiosas negativas;
g) Sanções formais;
h) Sanções informais.

9. Retomando a expressão de Bertolt Brecht, discute (mínimo de 50 palavras) se te parece relativamente mais simples lutar pela definição do seu próprio estilo de vida ou aceitar um estilo de vida semelhante ao comum na sua cultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário