quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Génese da Sociologia

1. Justifique porque na sua fase inicial a Sociologia terá transposto para o seio esquemas de raciocínio característicos das ciências experimentais, designadamente, da física e da biologia.

A sociologia terá transposto para o seio esquemas de raciocínio característicos das ciências experimentais (biologia e física) devido à preocupação de Camte e de Marx pelo estatuto científico do seu saber e isso significava trazer para a Sociologia a dominação epistemológica dessas ciências, numa mesma procura de compreensão racionalizante que permitisse fornecer leis sobre o funcionamento da sociedade.

2. Verifique que o aprofundamento do conceito de acção social de Weber, representa um esforço de inteligibilidade dos fenómenos sociais, baseado na racionalidade das condutas humanas.

O conceito de ação social de Weber é para entender como as pessoas se comportam e de que maneira o seu comportamento influencia a sociedade e a estrutura social. Do ponto de vista de Weber só ao compreender as intenções, as ideias, os valores, as convicções que motivam as pessoas que se pode saber alguma coisa.

3. Justifique o parcial fracasso de Weber observando que os indivíduos tomam em determinadas situações decisões contraditórias com os critérios de racionalidade anteriormente admitidos.


4. Justifique a emergência da sociologia pragmática na explicação dos fenómenos sociais em sociedades complexas, abertas e plurais.

A sociologia pragmática constitui a grande inovação teórica. Para desenvolver um dos temas relacionados com essa sociologia, teríamos que ouvir as justificações dos interessados. Com esta análise podemos obter uma melhor visão dos acontecimentos.

5. Relacione as preocupações da sociologia do trabalho com o desenvolvimento tecnológico.


6. Comente a situação de as aulas de Sociologia não serem leccionadas por sociólogos. Que explicações terá este facto?

Sem comentários:

Enviar um comentário