quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Obstáculos Epitemológicos

1. Explicite cada um dos obstáculos epistemológicos e apresente alguns exemplos e cada um.

Existem 6 obstáculos epistemológicos:

O senso comum consiste na tendência natural de avaliarmos a realidade a partir do que parece evidente,como por exemplo: justificamos o insucesso escolar com a falta de estudo, mas este fenómeno pode ter outras explicações como a origem social do aluno.

O individualismo consiste na tendência de explicarmos um fenómeno social apenas por características e decisões individuais (sem ter em conta que as nossas acções são socialmente condicionadas), por exemplo:um individuo diz que comprou uns ténis porque gosta,mas ele gosta dos ténis por influência social (o seu comportamento resulta de um modelo social) e isso fê-lo comprar os ténis.

O naturalismo consiste na tendência para explicar fenómenos sociais como se fossem fenómenos naturais,como por exemplo: as causas das neuroses das mulheres casadas e com filhos.

O etnocentrismo consiste na tendência para considerar a cultura do grupo ou sociedade a que se pertence como sendo superior as outras.Como por exemplo, o facto de acharmos que o povo cigano é inferior ao nosso por ter uma cultura diferente.

familiaridade com o social, os indivíduos conhecem a realidade social porque fazem parte dela e não sentem necessidade de procurar novos conhecimentos que permitam interpretá-la. Por exemplo: O indivíduos conhecem o fenómeno da pobreza porque conhecem situações concretas de pessoas pobres, mas sendo a pobreza um fenómeno tão complexo é necessário recorrer a investigação científica para podermos compreendê-la.

A ilusão da transparência do social, consiste no facto de os fenómenos sociais serem aparentemente fáceis de se explicar porque os aprendemos de forma imediata, uma vez que estamos diretamente relacionados. Como por exemplo: aparentemente, as mulheres estão mais vocacionadas para o desempenho de tarefas domésticas devido à experiência da maternidade.

2. Mostre que para chegar ao conhecimento científico será absolutamente necessário afastar estes "conhecimentos" prévios. 

Para chegar ao conhecimento científico é necessário afastar estes conhecimentos prévios. São conhecimentos vulgares e práticos com que no quotidiano orientamos as nossas ações e damos sentido à nossa vida. Já o conhecimento científico é através da criação e do desenvolvimento de métodos de observação rigorosos e controlados que permitem esclarecer, prever e controlar as causas de diversos fenómenos naturais.




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